Exames de checagens hormonais que todo homem deve fazer

Por #Saúde Um Desafio

Públicado em 13 de março

sangue

O público masculino não costuma ter o hábito de realizar exames hormonais, mas esse cuidado é imprescindível para a qualidade de vida.

Para as mulheres, é bem mais fácil. A menstruação, os sintomas de TPM, ou mesmo a chegada da menopausa são fatores que reforçam a importância de manter o check-up hormonal em dia. Seja por que querem engravidar, seja para o uso de um eventual anticoncepcional, os exames de sangue estão presentes na rotina das consultas delas. Mas, e para eles?

Para os homens, o check-up hormonal não é tão conhecido assim. A Testosterona, o principal hormônio masculino, muitas vezes, não é lembrada nas consultas de rotina. Este hormônio é o principal responsável por manter a massa muscular nos homens, e também por características biológicas de masculinidade, como pelos e líbído. Além disso, a dosagem de testosterona influencia no humor e contribui para a formação de ossos saudáveis.

Homens que apresentam dificuldade em manter ereções, alterações nos espermatozoides, perda de massa muscular, diabetes, e em alguns casos de doenças crônicas, precisam consultar um profissional para que ele avalie se há necessidade de dosar e qual seria o melhor momento para dosar a Testosterona.

Além da Testosterona, a dosagem dos hormônios da tireoide também faz parte da avaliação da saúde do homem. No sangue é possível dosar os hormônios que controlam a glândula tireoide e avaliar possíveis casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. O hipotireoidismo acontece quando os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide – T3 e T4 – estão baixos. Nesse caso sintomas como: cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas secos e quebradiços além de raciocínio lento podem ocorrer.

O diagnóstico de hipertireodismo pode ser feito quando os níveis de T3 e T4 estão altos. Nesse caso a pessoa poderá apresentar sintomas como: palpitações, tremores (principalmente nas mãos), perda de peso, irritabilidade, fraqueza, sudorese e sensação de calor.

Por fim, a dosagem do PSA, que não é um hormônio, mas sim uma proteína, também deve ser observada quando pensamos em avaliação hormonal no homem. A próstata sofre influência direta do sistema hormonal masculino, com os níveis de testosterona agindo sobre suas células, e portanto, pode refletir também no bom funcionamento do sistema hormonal masculino.

Agora, aqui vai um lembrete. As mulheres aprendem desde cedo que é preciso realizar regularmente consulta com o médico. Do Pediatra ao Ginecologista já é um caminho praticamente natural e bem conhecido. No entanto, quando falamos em saúde masculina, esta passagem dos cuidados do Pediatra para o Clínico Geral, Herbiatra (especialidade da medicina que cuida dos adolescentes), ou mesmo para o Urologista ainda não é tão bem trilhada.

É importante que através da informação correta e de hábitos do bem possamos manter nossa saúde em dia, e realizar regularmente exames de check-up, preventivos. Portanto, para os homens, atenção à saúde, sempre!

Não deixe de consultar o seu médico.

 

Conteúdo original em: http://feedproxy.google.com/~r/SadeUmDesafio/~3/1f2w_YBurHM/exames-de-checagens-hormonais-que-todo.html

Título: Saúde Um Desafio
Categoria: Blog
Editoria: Saúde e Bem-estar
TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com