Quais foram os primeiros videogames?

Por Top Blog

Públicado em 21 de outubro

Atari foi o que mais se destacou, mas passa longe de ser o primeiro. Foto: moparx - CC BY SA 4.0 via Flickr

Quando se fala de videogame e dos jogos desenvolvidos, normalmente pensamos no Atari, Odissey e demais plataformas que envolveram a primeira geração dos aparelhos. Porém, os jogos propriamente ditos são muito mais antigos do que as plataformas que permitiram que eles fossem levados para casa, sendo que alguns dos principais modelos de jogos foram criados por físicos, de maneira totalmente diferente do propósito para o qual foi usado mais para frente.

Vamos falar um pouco sobre os primeiros jogos e como eles marcaram um mundo de descobertas e um negócio que atualmente movimenta cerca de 100 bilhões de dólares.

Muito antes do Atari
Que o Atari foi o primeiro videogame desenvolvido em escala industrial, você provavelmente já sabe. Ele surgiu em 1972, e trouxe uma portabilidade que permitia a instalação do projeto em casas, criando uma ferramenta interativa de entretenimento para crianças que ficavam sozinhas em casa enquanto seus pais precisavam trabalhar.

Mas, antes disso, em 1959, já havia surgido o primeiro projeto de videogame, o (TX-0). Ele tinha dois jogos em sua memória: um chamada Mouse in the Maze, que simulava um labirinto de onde você precisava fazer um rato escapar, e o Tic Tac Toe, um jogo da velha eletrônico que você jogava contra o computador.

Confira raro vídeo abaixo de como funcionava o TX-0!

Ainda assim, se voltamos mais no tempo, foi em 1958 que surgiu o primeiro jogo de videogame. Ele foi criado por um físico, que trabalhou com uma tela e um controle para criar um tipo de entretenimento para as pessoas que visitavam o seu escritório. O jogo consistia basicamente em um ping pong eletrônico, onde o usuário comandava um lado e o computador o outro. Este modelo de jogo é até hoje utilizado em alguns sites de jogos em flash.

Foto: Reprodução / Giantbomb.com

Foto: Reprodução / Giantbomb.com

Dando um salto no tempo e voltando aos anos 70, com o Atari surgiu a possibilidade de montar grandes estruturas que permitiam os jogos em bares, vendas e mercearias. Isso criou o popular fliperama, que hoje em dia já está cada vez mais em desuso, mas que nos anos 90 marcou a infância de muitas crianças que não podiam ter um videogame em casa.

Máquinas de fliperama como essa fizeram muito sucesso nos anos 90! Foto: AeronPrometheus - CC BY SA 4.0 via Wikimedia

Máquinas de fliperama como essa fizeram muito sucesso nos anos 90! Foto: AeronPrometheus – CC BY SA 4.0 via Wikimedia

TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com