Como melhorar seus vídeos para o youtube

Por #Dropando Ideias

Públicado em 30 de novembro

4481461680_845dd529ca_o

O vídeo da semana lá no canal foi (entre outras coisas bobas) sobre como melhorar seus vídeos do youtube, em vários aspectos. Esse post é um complemento do vídeo, então não deixe de assisti-lo (ai em cima), e deixar seu like! <3 Lembrando que qualquer outra dúvida é só deixar nos comentários.

 

:)

O áudio

Os canais de tutoriais, vlogs, gameplays, música, etc tem sempre uma mensagem a ser transmitida, qualquer que seja o formato. Essa mensagem vem por meio da voz daquele que aparece no vídeo. Então não faz sentido que você tenha uma qualidade de áudio boa para todo mundo entender o que você diz? De nada adianta você explicar o sentido da vida passo-a-passo se ninguém puder entender você porque tem um chiado fortíssimo de fundo.

Aqui algumas recomendações de microfones bons:

  • Microfone Rode Videomic Go
  • Microfone Unidirecional PVM1000L
  • Microfone Csr Yoga Ht 81
  • Gravador Zoom H1
  • Microfone Shotgun Sg-108 (o que eu uso)

Se você não puder gastar com microfone, use a edição ao seu favor (vamos falar de edição mais pra frente). Programas como Sony Vegas e Adobe Premiere possuem plug-ins que ajudam na redução de ruido do áudio do seu vídeo. Você pode conferir tutoriais para isso aqui (Sony Vegas), e aqui (Adobe Premiere).

Ainda falando de áudio, voz, e som nos temos uma questão muito importante que é a dicção. É importante que você saiba falar claramente e organize suas ideias, para quem assiste o seu vídeo conseguir captar sua mensagem. No vídeo eu ensinei um exercício de dicção pra você fazer antes de gravar seus vídeos, é 100% comprovado pelo ministério dos youtubers que funciona ?

A imagem

A imagem ajuda a deixar o vídeo mais atraente e a prender quem o assiste. Eu prefiro mil vezes ver um vídeo gravado num cenário legal e com uma qualidade de vídeo boa do que um vídeo mal enquadrado com a imagem ruim! :( Aqui tem um exemplo de como enquadrar seu vídeo bem:

enquadramento-para-youtube-dropando-ideias

Repare nas linhas azuis que coloquei sobre a imagem. É assim que você precisa dividir a área a ser gravada. Perceba que a minha cabeça quase chega à borda superior do vídeo, e que eu estou com o rosto na parte central, mas que ainda sim da para ver meus ombros e pescoço na parte de baixo! Assim é o enquadramento ideal para grande parte dos vídeos (não todos eles, depende muito do que você quer fazer, este é um que eu recomendo para VLOGS).

Ok, vamos combinar que nesse vídeo o meu cenário não esta tão bacana hahahahaha, mas você pode separar um canto qualquer da sua casa e decora-lo com coisas que você gosta. Posters legais, bonequinhos, livros… Quando mais sua cara for o espaço melhor! Então se bem que eu gravei no lugar certo né? Adoro comer e gravei na cozinha <3

Algumas câmeras que eu recomendo pra você usar nos seus vídeos:

  • Canon t3i (a que eu uso)
  • Samsung nx300m
  • Nikon D3200
  • SJcam SJ4000

Para iluminação a luz do dia é a mais recomendável. Leia também um pouco sobre ISO e abertura. Se você não puder usar a luz do dia pra gravar por qualquer motivo, busque uma iluminação artificial, você pode comprar uma Soft Box, ou fazer uma! Eu recomendo ainda o uso de uma lâmpada circular + bocal atrás da câmera, acho que a iluminação fica menos artificial!

O conteúdo

Não adianta querer falar sobre coisas que você não entende. Se você entende de culinária fale sobre isso e não sobre biologia. Se não o vídeo fica raso, confuso, e não da ao expectador aquilo que ele quer, então consequentemente ele não vai gostar do seu vídeo e acompanhar os próximos, pois não é aquele conteúdo que ele busca.

No meu canal eu falo apenas sobre o que gosto e vivo. Meu dia-a-dia, internet, comer, enfim… Eu não faço roteiros, mas eu recomendo que você faça a menos que esteja muito seguro de si. Modéstia a parte, eu sei que sou muito espontânea e sei me portar em frente a câmera, mas tem gente que nunca vai conseguir improvisar as coisas na hora, muito menos no início do canal.

Quando for fazer um roteiro não é necessário escrever frase por frase do que você vai falar. Apenas defina o assunto e dentro dele crie tópicos. Por exemplo, no meu vídeo acima eu escolhi o tema COMO FAZER VÍDEOS, e o roteiro ficaria assim:

Tema: Como fazer vídeos

  • Áudio

  • Imagem

  • Conteúdo

  • Edição

  • Criatividade

Aprofunde-se BASTANTE na hora de criar o roteiro pra você não se perder. Sobre áudio vou falar de microfones e dicção, de imagem, enquadramento e luz… E assim por diante. Anote isso num papel e deixe próximo a você na hora de gravar.

A edição

Para demonstrar bem didaticamente a importância da edição eu gosto de mostrar esse vídeo do PC Siqueira.

Pule para os 1:00, ele vai demonstrar como é que fica um vídeo dele SEM EDIÇÃO. É até cansativo de assistir, as pausas entre as frases são longas e fica sem ritmo. Logo depois ele mostra a mesma parte editada, e ai sim fica ótimo!

Quando eu digo edição eu não quero só dizer sobre colocar efeitos legais e cinematográficos no seu vídeo, como unicórnios passando de fundo e você com antenas de alien super realistas. Edição as vezes é apenas colocar a sua abertura + música de fundo + remover as pausas entre suas frases. Isso já ajuda em MUITO na qualidade do seu vídeo e para torna-lo assistivo. Assim ninguém vai fecha-lo antes dele acabar!

Alguns programas de edição que recomendo são:

  • Adobe Premiere (o que eu uso!)
  • Sony Vegas
  • iMovie
  • Wondershare (para computadores mais básicos)

A criatividade

Bota umas exclamações nesse tópico por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ser criativo é ULTRA MEGA BLASTER NECESSÁRIO. Evite tags, sério. Tags todo mundo faz e são quase que apenas um “tapa buraco” de conteúdo.

É a criatividade que vai te diferenciar dos demais canais. Estamos numa era da internet em que ter um canal no Youtube é tão especial quanto ter um perfil no Facebook. Todo mundo tem, apenas ter não vai fazer você se destacar nos nichos online. Câmera boa, áudio e edição são coisas que qualquer pessoa pode comprar. A criatividade é o que vai fazer o seu vídeo ser especial.  Seja diferente!

Eu tenho certeza de que você se lembra de um vídeo no youtube de pessoa X que você assistiu e nunca se esqueceu de tão especial e marcante que foi. Esse vídeo te causou isso por ser único. Procure causar esse feito em quem te assiste.

 

Esse foi o post de hoje pra ajudar você e seu canal! Eu espero que você tenha gostado. Restou alguma dúvida? Quer dar alguma outra dica? Deixa ai nos comentários! :)

Se inscreva no meu canal

O post Como melhorar seus vídeos para o youtube apareceu primeiro em Dropando Ideias.

Conteúdo original em: http://dropandoideias.com/como-melhorar-seus-videos-para-o-youtube/

Título: Dropando Ideias
Categoria: Blog
Editoria: Games e Jogos
TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com