Jogo ajuda crianças a exercer a criatividade

Por Top Blog

Públicado em 29 de março

Crianças brincando

E quem nunca foi criança? Esse período é quando experimentamos as coisas pela primeira vez, exercemos nossa criatividade sem nenhum limite ou objetivo, é uma fase simples e áurea. Esses momentos de livre criatividade são essenciais e seus benefícios são enormes, porém de prazo indefinível, dificultando a fácil mensuração.

Por vários anos crianças tiveram seu QC (Quociente Criativo) medido durante alguns anos e os pesquisadores dessa pesquisa americana acompanharam o desenvolvimento profissional dessas pessoas que no começo da pesquisa eram pequenas crianças. Qual foi o resultado? Ter bons níveis de QC se provaram melhor indicador de sucesso do que bons resultados de QI.

O problema, porém, é que o resultado das crianças vem diminuindo ao longo das décadas no mundo inteiro. É o que a Newsweek chama de Crise de Criatividade. Mas queremos mesmo viver num mundo com menos criatividade onde projetos e descobertas novas são cada vez mais raras? Provavelmente não.

Na contra mão, porém, sabemos que a criatividade é algo que pode ser estimulado. Essa é a grande missão do Imagine-me, jogo infantil feito pelo Cusco Studio, que usa cartões para apresentar as crianças possibilidades para se criar personagens e histórias.

 

A ideia é estimular e direcionar o trabalho criativo para os pequeninos (e também pode ser aplicado para adultos como uma ótima dinâmica) buscando criar personagens inusitados, aleatórios, que obriguem os jogadores a fugir de pré-concepções e sair de sua zona de conforto ao ter que dar vida a algo completamente novo e diferente.

33 cartas fazem parte do jogo e descrevem partes diferentes do corpo desse personagem que será criado, cabendo ao jogador desenhar o personagem e, se necessário, desenvolver tmbem uma história a partir disso.

Esse projeto está em fase de financiamento coletivo pelo Kickante, mas as cotas estão esgotando bem rápido, já que ela é uma ferramenta simples e muito divertida que fará com que nós resolvamos o nosso perigoso problema de criatividade.

TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com