Catador recolhe 3 mil livros e muda o rumo de sua vida

Por Top Blog

Públicado em 3 de março

Dorival Gonçalves dos Santos Filho

Dorival Gonçalves dos Santos Filho foi catador de lixo por mais de 15 anos, se sustentando com o que as pessoas descartavam. Viveu desde os quatro anos no lixão da periferia de Piedade, interior de São Paulo, com a mãe, um irmão e três irmãs. Em tempos difíceis, recorriam ao aterro sanitário, em busca de comida e recursos para sobreviver.

Porém, sua vida mudou no momento em que ele resgatou do lixo mais de três mil obras literárias. Usando isso a seu favor, ele juntou esses exemplares e criou uma biblioteca com tudo o que encontrou.

image00

Dorival Gonçalves dos Santos Filho

Concluiu a oitava série, mas abandou os estudos por não conseguir conciliar com o trabalho de agricultor. No entanto, aos 21 anos voltou a estudar e decidiu voltar do lixão. Ele sempre foi elogiado pelo seu empenho escolar, no período que cursou o Ensino Médio. Foi então que surgiu a ideia de cursar uma faculdade. Aos 24 anos, Dorival prestou vestibular em Letras e foi aprovado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de ASSIS (SP).

Formou-se em letras, concluiu o mestrado em linguística, e em seguida, entrou na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, onde cursa o doutorado. Hoje, aos 33 anos, ele é a prova viva de que os livros, ou seja, a cultura e educação, podem sim mudar a vida de uma pessoa.

Por Giovanna Ribeiro

TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com