NÃO TENHO EXPERIÊNCIA. O que devo fazer para conseguir um trabalho?

Por #O Mundo Do Trabalho

Públicado em 12 de abril

semexp

Um dos maiores dilemas na hora de conseguir uma oportunidade de trabalho acontece entre os jovens que ainda não tiveram nenhuma experiência profissional. Aparece sempre a questão: “Se ninguém dá oportunidade como vou conseguir experiência?”

Fica até mesmo difícil elaborar um currículo. O que a pessoa vai colocar? O nome, endereço, telefone e deixa o resto em branco? Claro que não! O que acontece é que a pessoa sem experiência deve fazer uma abordagem diferente e mostrar outras qualidades além da experiência profissional, que ela não tem ainda.
O candidato a uma vaga de emprego deve mostrar o quanto quer aquela oportunidade e ter argumentos para apresentar que possam ao menos ganhar a atenção do selecionador e “plantar” na mente dele que você é uma pessoa que, embora sem experiência, tem um grande potencial para ser um bom funcionário para aquela empresa. Mas não há mágica, não há um caminho simples para isso. Cada um tem de descobrir o que dizer e como dizer sobre si, suas qualidades e capacidades.

Posso citar um exemplo onde a pessoa conseguiu chamar a atenção do selecionador já no currículo. Ela começou com um pequeno texto introdutório dizendo o porquê a empresa teria um ótimo funcionário se o contratasse, mesmo não tendo experiência naquela função. Escreveu sobre confiança, vontade e capacidade de aprender, comportamento profissional, participação em grupos de voluntários, seu desempenho dentro desses grupos, etc. Tudo, é claro, num bom idioma português. Em seguida colocou normalmente sua escolaridade, cursos e listou as atividades voluntárias que participa e participou. O pequeno texto, feito de forma inteligente e clara, foi suficiente para que fosse chamado para uma entrevista e posteriormente para as demais fases do processo seletivo. Infelizmente não soube se a pessoa conseguiu ser o escolhido, mas ele conseguiu o mais importante dentro de sua condição de “candidato sem experiência” que foi participar até o final do processo de seleção.

Eu mesmo recebi muitos currículos de pessoas sem experiência ou mesmo com pouca experiência que não diziam absolutamente nada. Então, como e para que os convocaria para uma entrevista? Eu pensava comigo mesmo como uma pessoa pretendia ser chamada se apresentava uma folha de papel com seu nome, endereço, telefone e o nome da escola que estudou. Como é que isso poderia chamar a atenção de um selecionador? Devemos ter em mente que a empresa precisa de um funcionário que atenda às suas necessidades e vai escolher dentre as centenas de currículos que recebe aqueles com maiores possibilidades. Isso inclui as oportunidades que não exigem experiência, mas serão escolhidos os que têm maior potencial de satisfazer a necessidade da empresa.

Costumamos dizer que a busca por um emprego já é um trabalho em si e só colherá bons resultados aqueles que trabalharem bem e bastante, suando a camisa e colocando o cérebro para funcionar. Se fizer o que a maioria faz, será apenas mais um na lista de desempregados.

Conteúdo original em: http://www.omundodotrabalho.com.br/2016/04/nao-tenho-experiencia-o-que-devo-fazer.html

Título: O Mundo Do Trabalho
Categoria: Blog
Editoria: Economia e Negócios
TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com