Descubra as superstições e rituais de ano novo de outros países

Por Top Blog

Públicado em 23 de dezembro

Foto matéria

Pular sete ondas, comer lentilha na ceia, guardar uma folha de louro ou semente de uva são algumas das muitas simpatias e superstições que encontramos pelo Brasil na virada do ano, porém as coisas são diferentes nos país ao redor do mundo. Pensando nisso, reunimos as melhores superstições de ano-novo:

Em águas frias

Onde: Canadá

Se você é daqueles que sempre prometem começar algo novo na virada como por exemplo, uma dieta ou algo que queira muito, os canadenses têm a solução. No dia 1° de janeiro, em troca de promessas para amigos e familiares, eles mergulham nas águas geladas. É chamado “ mergulho do urso-polar”.

Muitos cartões

Onde: Japão

Na Terra do Sol Nascente, as crianças costumam ganhar dinheiro no ano-novo pois por lá, essa data é a mais esperada de todas, superando inclusive o Natal. E as pessoas tem o costume de mandar cartões para pessoas queridas. Na virada do ano de 2011 para 2012 por exemplo, os japoneses mandaram mais de dois bilhões de cartões!

Para ficar no azul

Onde: Escócia

A receita para o ano novo ser positivo financeiramente está em prestar atenção a primeira pessoa que entra na sua casa após a meia-noite. Os escoceses acreditam que estranhos trazem influência positiva para suas finanças. Os ingleses também compartilham dessa crença.

Campeões das simpatias

Onde: Itália

Por lá, todo mundo adora uma simpatia e por isso, os italianos possuem várias.  Comem lentilha, beijam alguém embaixo do visco (um tipo de planta), vestem uma roupa nova e jogam fora uma velha… Na Sicília, nenhum trabalho manual é iniciado perto da data porque não o terminar ou fazê-lo às pressas dá azar. Em Nápoles, jogam-se pela janela objetos velhos para se livrar do que passou.

Quem quer viajar?

Onde: Venezuela

Se você deseja um ano cheio de viagens, faça como os venezuelanos e tire as malas do armário e meia-noite dê uma volta no quarteirão com as bagagens vazias. Para ter dinheiro, guarde um dólar no sapato. E para deixar tudo de ruim no ano que passou, liste-as e queime-as logo após.

Inquisição

Onde: Colômbia e Peru

Enquanto os peruanos sobem uma escada com o objetivo de assim subir na vida, os colombianos realizam uma festa que muito se assemelha com a malhação de Judas, praticada no Brasil um dia antes da Páscoa. No ritual, eles fazem um boneco de retalhos chamado Año Viejo (“Ano Velho”), colocam no rosto dele a foto de uma personalidade polêmica ou malvista e depois o incendeiam!

Seja bem-vindo

Onde: Inglaterra

À meia-noite da virada, os ingleses apesar do frio que faz no país em dezembro, abrem as portas do fundo de suas casas para mandar o ano velho embora. Depois pedem ao primeiro homem moreno que aparecer, que entre em sua casa carregando sal, carvão e pão. Assim, garantem comida (pão), dinheiro (sal) e aquecimento (carvão) a todos os moradores da residência.

Prevendo o futuro

Onde: Finlândia

Se você é como os finlandeses que adoram prever o que acontecerá no próximo ano, essa superstição é para você. Eles derretem um pedaço de estanho (sim, estanho) e o jogam em água fria para solidifica-lo novamente. O material ganha assim uma nova forma, e eles tentam interpretar com as figuras que se formam futuros eventos.

Conhecendo os amigos

Onde: Dinamarca

Quer saber quem é seu amigo e quem continuará sendo no próximo ano? Os dinamarqueses possuem um ritual para saber.  Guarde comida durante o ano e, na noite de Réveillon, deixe-a na porta da casa de quem você mais gosta, com prato e tudo. Se, no primeiro dia do ano você encontrar muita louça na sua soleira, é sinal de que tem muitos bons amigos.

Quitando as dívidas

Onde: Espanha e País de Gales

Para os galeses, meia-noite é o prazo máximo para quitar todas as dívidas. Eles acreditam que começar o ano endividado, significa um ano negativo financeiramente. Já os espanhóis, assim como os brasileiros, possuem o hábito de comer 12 uvas na noite de ano-novo. Eles comem uma a cada badalada da meia-noite da “noche vieja”, como eles chamam o 31 de dezembro.

TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com