Tudo o que você precisa saber antes de comprar um drone

Por #Understech

Públicado em 17 de março

Tudo o que você precisa saber antes de comprar um drone

O veículo aéreo não tripulado (VANT) ou drone(como é conhecido popularmente no Brasil), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiados. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).

Os drones são divertidos, eles podem ser usados para fazer entrega de produtos, gravar cenas em ângulos dificilmente alcançados pelas câmeras, fiscalizar o trânsito em São Paulo e fazer a vigilância em grandes aglomerações, e até para o monitoramento de áreas de proliferação do mosquito da dengue; além de inúmeras utilidades. No entanto, o drone pode causar problemas graves em mãos inexperientes. Veja a seguir algumas coisas que cada novo proprietário do zangão (drone) deve saber antes de colocar o “brinquedo” nos céus.

Os aviões de controle remoto a gasolina são testados com o tempo, exige paciência e dedicação. Verdadeiros amadores destes aviões, muitas vezes investem milhares de dólares e horas para adquirir a sua paixão, o R/C. Enquanto os drones, ou sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS), por outro lado, são relativamente muito fáceis de operar e cabem no orçamento de muitas pessoas.

Isso não quer dizer, que os drones não requerem habilidade significativa, prática e paciência para ser operados. Pelo contrário, sua simplicidade é enganosa e, para isso; muitos newbs(iniciantes, sem experiência) podem ficar frustrados após descobrir que o aparelho não é tão simples como esperado. Você pode até entrar em conflito com a lei e enfrentar acusações criminais, caso você estiver usando seu drone em lugares errados, na hora errada.

Você pode receber multas pesadas se usar o drone em locais proibidos ou colocar em perigo os pedestres. A questão é que coisas ruins podem acontecer se você não sabe o que está fazendo e se você não está ciente das leis e dos pontos práticos de voo seguro do sistema de aeronave não tripulada. Na verdade, é justo dizer que a maioria dos pilotos UAS enfrentam problemas quando colocam seus drones ou R/C nos céus onde não é apropriado.

 

VOCÊ PRECISA FAZER UM REGISTRO ANTES DE COLOCAR SEU DRONE NOS CÉUS

No final de 2015 surgiram novos regulamentos da Administração Federal de Aviação (FAA), que obriga qualquer pessoa que queira pilotar um sistema de aeronaves não tripuladas a registrar o aparelho em primeiro lugar.

Segue alguns itens importantes que você precisa saber:

– O registro da empresa começou em 21 de dezembro de 2015. A taxa é de $5 dólares, mas a FAA está renunciando para os primeiros 30 dias, o que significa que você teria até o final de janeiro de 2016 para fazer a inscrição gratuitamente.

– A ausência do registro do drone (ou zangão) pode resultar em penalidades criminais de atéUS$2.500.000 e três anos de prisão.

– Se você tem operado um sistema de aeronave não tripulada antes de 21 de dezembro, você tem até o dia 19 de fevereiro de 2016 para se registrar. Caso você recebeu seu drone no dia 21, deverá se registrar antes do seu primeiro voo.

– O registro da empresa aplica-se a sistema de aeronave não tripulada com “peso superior a0,55 libras (250 gramas) e menos de 55 libras (aproximadamente 25 kg)“.

– Você deve fornecer seu nome, endereço residencial e endereço de e-mail. Após o registro, será entregue um número de identificação único a você, que deve ser claramente marcado no drone. Felizmente, você só precisa se cadastrar uma vez e o número de identificação será aplicado a todos os drones que você adquirir.

– O registro é válido por três anos e você deve ter pelo menos 13 anos de idade para fazer o registro do seu drone.

Aos interessados em comprar um drone (ou zangão), recomendo que leia a regra completaneste artigo da Administração Federal de Aviação. Se você já quer pular para o formulário de inscrição, clique aqui para encontrá-lo.

 

QUAL É A ALTURA MÁXIMA QUE POSSO LEVAR MEU DRONE?

Qual é a altura máxima que posso levar meu drone

Se você está pensando em colocar seu drone nos céus de um espaço aéreo no Brasil, você deve seguir as regras regidas da Administração Federal de Aviação (FAA) a respeito do uso da aeronave modelo, que não equivale a muitas orientações para ser honesto.

O documento FAA Advisory Circular 9-51 indica que os operadores de aeronaves por modelo – neste caso, proprietários de drones voadores – não podem voar seus ofícios mais de 400 pés acima do solo, deve mantê-los dentro de suas vistas, e não deve operar dentro de 5 milhas de um aeroporto, sem informar previamente as autoridades ou controle da aeronave torre do aeroporto.

Quão longe você pode voar é limitado ao espaço que você está com seu drone nos céus, dentro de uma linha de visão. Se você passar da sua linha de visão, aumentará o risco de perder o controle e deixar o drone cair. Você pode até pensar simplesmente que você pode colocá-lo através da tela do controlador de rádio, ou seu smartphone e tablet, mas você deve segurá-lo fortemente no drone para não correr o risco de perder o dispositivo numa queda fatal.

Por um lado, você só tem um campo de visão limitado, ou seja, qualquer que seja a câmera, você não poderá ver tudo ao redor do drone. Além disso, pode haver um pequeno atraso, o que compromete o tempo de reação da aeronave.

A distância que você controla seu smartphone ou tablet vai depender do seu controlador e antena do sistema de aeronave não tripulada. David Windestal, um sueco de 27 anos, construiu um balão para o seu sistema de aeronave não tripulada a fim de registrar vários ângulos do Universo. Veja no vídeo abaixo (em inglês):

Ficou curioso sobre como ele fez isso? Leia o artigo que David publicou em seu blog clicando aqui.

ballooon1

Foto: David Windestal

ONDE VOCÊ PODE BRINCAR COM SEU DRONE (OU ZANGÃO)?

Onde você pode brincar com seu drone

Com um drone vem uma grande responsabilidade, por isso além do limite de base de operação de 400 pés, e sempre mantendo a aeronave em sua linha de visão, você deve aplicar outras regras.

Por outro lado, nem todo mundo vai desfrutar de seu entusiasmo para experimentar seu novotoy. Como tal, você deve evitar voar seu drone em áreas residenciais ou altamente povoadas. Os drones tendem a suscitar preocupações de privacidade, por isso, se você é um piloto cortês, vai tentar dissipar essas preocupações por voar em áreas pouco povoadas ou rurais.

Não voe perto de aeroportos – obviamente – escolas, igrejas e estádios. Isto também vale para áreas com centrais elétricas, instalações de tratamento de água, prisões e centros de detenção. Encontre um campo sem árvores, amplo e aberto, sem edifícios, carros, torres e outros perigos potenciais.

Embora suas chances de realmente atingir uma transeunte ocasional é bastante remota – a menos que você está voando em torno de uma multidão – quando acontece acidentes com drones, há também o potencial de estilhaços. Pense onde é o melhor lugar para operar um drone que não vai bater em alguém ou alguma coisa, e/ou atrair a atenção de aplicação da lei.

 

OPERE SEU DRONE NO MELHOR TEMPO METEOROLÓGICO

Quando chegar o seu zangão, a vontade de desembalá-lo, tocá-lo e colocá-lo nos céus será extremamente explosiva, mas se o tempo não é ideal, você tem uma boa chance de perder seu novo sistema de aeronave não tripulada. Como tal, você só deve operar seu drone quando as condições climáticas estão boas. Estes aparelhos são projetados para ser muito leves e estão sujeitos a cair com a mais leve brisa, mesmo com um dispositivo móvel preso nele.

Além disso, você não deve colocar seu drone nos céus em condições de escuridão ou pouca luz. Quando está escuro, você pode ver um avião, devido às suas luzes piscastes, mas não toda a aeronave.

 

QUER ALUGAR SEU DRONE? VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA AUTORIZAÇÃO

Se você estiver planejando usar um drone para lucrar em seu negócio, como para filmar uma cena de cinema, um comercial ou qualquer projeto onde você será remunerado, você vai precisar aplicar as regras da Administração Federal de Aviação (FAA) para a isenção comercial. Mesmo se você está simplesmente pensando em fazer um levantamento do local ou mapear uma área, ainda precisará de aprovação.

Quando se trata de promover a pesquisa, existem muitos recursos que você pode procurar na internet, mas o que você definitivamente deve fazer é conhecer todas as regras antes de se divertir com seu drone. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre sistema de aeronave não tripulada, utilize o nosso fórum de discussão para os resolver. A nossa equipe dispõe também da página no Facebook, Google Plus e Twitter.

 

Conteúdo original em: http://understech.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-um-drone/

Título: Understech
Categoria: Blog
Editoria: Ciência e Tecnologia
TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com