Rio desaparece em dois dias no Estado de Vera Cruz, no México

Por Top Blog

Públicado em 17 de março

O que sobrou do Atoyac

Você por acaso já viu algum rio desaparecer? O que parece improvável aconteceu no Estado de Vera Cruz, no sudeste do México. O rio Ayotac desapareceu em questão de dois dias e tudo o que resta dele agora é o leito cheio de pedras, poços e lodo. No momento parecia que o rio havia sido tragado pela terra, mas na verdade o que aconteceu foi uma falha geológica, que abriu uma cratera de 30 metros de largura e 20 de profundidade na altura do vilarejo de Rancho San Fermin, a 3 km da nascente do Ayotac.

“Entendermos o que aconteceu levará tempo e avaliar o impacto também”, disse à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, um porta-voz da Defesa Civil do Estado de Veracruz. Os peritos também afirmam não saber se o esvaziamento será permanente.

160304053330_rio_atoyac_veracruz_mexico_nacimiento_624x351

O Atoyac antes de ser destruído

A poluição também já uma realidade muito recorrente na Bacia de Atoyac, as águas estão contaminadas com dejetos dos engenhos de açúcar e fazendas pecuárias e resíduos domésticos. “Precisamos resgatar o rio, pois não apenas a fauna e a flora estão morrendo, mas também a alma e a vida da região”, disse Dalos Rodríguez Vargas, procurador estadual para o Meio Ambiente.

O rio Cotaxtla, cuja foz é no Golfo do México, também começou a perder volume, o que preocupa a região que tem uma extensa atividade agropecuária. Segundo o prefeito da cidade, pelo menos 10 mil pessoas serão grave e diretamente afetadas pela falta d’água desses rios.

As autoridades ambientais da região estavam esperançosas em encontrar um a solução, já que a nascente do rio não foi afetada, mas segundo Vargas, uma das soluções seria fazer alterações no curso do rio. Agora algo precisa ser feito antes que termine a temporada de estiagem, período em que a população já está acostumada com um menos nível do rio.

Por Juliana Martinelli

TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com