Hoje, Júpiter será visto de qualquer ponto da Terra

Por Top Blog

Públicado em 8 de março

jupiter

Considerado o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter será visto hoje (08) de qualquer lugar da Terra, sem ajuda de telescópios e binóculos. Acontece que, uma vez a cada 13 meses, Júpiter, o Sol e a Terra se alinham diretamente, e esse fenômeno é chamado de “oposição de Júpiter”. Nisso, o astro está completamente iluminado pelo Sol e pelo seu ponto mais próximo da Terra. Essa união faz com que Júpiter se torne o objeto mais luminoso do firmamento noturno e o segundo planeta mais brilhante, seguido de Vênus.

Neste caso, Júpiter permanecerá aceso a noite toda, enquanto Vênus brilha somente durante o dia. Ao entardecer, o astro subirá a leste, à meia-noite atinge seu ponto mais alto, e ao amanhecer, se põe a oeste. Estando do lado oposto ao Sol, estará visível a qualquer momento da noite, mas irradiará ainda mais após a meia- noite.

“Por estar em direção oposta ao Sol, quando chega a noite ele fica completamente iluminado pelo Sol. Isto permite que se veja bastante bem, mas a órbita de Júpiter continua estando muito distante da nossa”, explica Juan Antonio Bernedo, técnico-chefe do planetário de Madri. Ele também recorda que é possível observar Júpiter em qualquer outra noite sem a necessidade de telescópio.

Por Giovanna Ribeiro

TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com