Por que algumas lâmpadas piscam desligadas?

Por #Casa Adorada

Públicado em 17 de março

pear-1179356_1920

Com a extinção das lâmpadas incandescentes no mercado, a demanda por lâmpadas econômicas (LEDs e fluorescentes) tem crescido rapidamente. Ao mesmo tempo, um problema vem ocorrendo em muitas casas após a instalação dessas lâmpadas e que tem tirado o sono de muita gente:

“Por que a lâmpada fica piscando quando está desligada? ”

Atire a primeira pedra aquele que nunca teve sua lâmpada econômica piscando desligada!
Brincadeiras à parte, o que parece é que as lâmpadas econômicas, por serem modernas (LED, pela inovação tecnológica; fluorescente, por conter um reator), são conflitantes com uma instalação antiga onde recebia as lâmpadas incandescentes.
É verdade que, o efeito de piscar é ocasionado por uma pequena fuga de corrente elétrica que passa pelo circuito. Deste modo a lâmpada só consegue piscar pois a carga elétrica é tão baixa que é incapaz de acendê-la, mas também não é nula para que fique apagada.

A causa seria defeito da lâmpada ou erro na instalação elétrica?

Há quem diga ser um defeito da lâmpada, que falta um componente nela que evita este efeito (fuga de corrente elétrica). Porém, a maioria diz ser um problema na instalação (principalmente os fabricantes das lâmpadas).

É um assunto conflitante em que não há ainda uma afirmação concreta, até porque o instituto governamental Inmetro está em processo de implantação do programa que avalia e certifica as lâmpadas LED importadas e fabricadas no país.

Analisando, pude ver diversas situações deste efeito pisca-pisca:

  1. Em uma luminária a lâmpada LED pisca estando desligada. Quando ela é colocada em outra luminária que é ligada com o mesmo interruptor da primeira, a lâmpada para imediatamente de piscar.
  2. Uma lâmpada LED funcionava perfeitamente até a hora em que o espelho do interruptor recebeu um pano úmido para ser limpo . A partir daí a lâmpada começou a piscar desligada. Tive então a ideia de pegar o secador e assim foi tirada toda a umidade acumulada ali. Depois de alguns minutos, a lâmpada não piscava mais.
  3. Numa mesma luminária, uma lâmpada fluorescente piscava desligada quando colocada no soquete x. Ao ser transferida para o soquete y, da mesma luminária, a lâmpada parou de piscar.

Conversando com mais de um eletricista para descobrir a causa real, o primeiro disse que a solução seria a inversão do circuito. No circuito fase-neutro (127 Volts), o interruptor deve estar instalado no fio fase, zerando a corrente no circuito, que faz a lâmpada piscar (no meu caso a instalação estava correta). A outra pessoa disse em colocar um capacitor que o problema seria resolvido.
E ainda existem outras causas: irradiação eletromagnética, desgaste do soquete ou do interruptor, distorção harmônica de outros equipamentos ligados no mesmo circuito.

Bem… não sou especialista mas pelas descrições, estas lâmpadas LED parecem ser muito vulneráveis às condições externas.
Continuando…

Contatando o Inmetro, foi dito o seguinte:

“Provavelmente, como acontece em algumas lâmpadas eletrônicas, de uma forma de fácil entendimento, este fenômeno é decorrente de um  superdimensionamento de componentes que armazenam energia e começam a ser dissipadas após serem desligadas.”

E segundo a empresa OSRAM do Brasil, a explicação é a seguinte:

” A provável causa pode-se dizer que se encontra no ponto de instalação, sendo que por algum motivo, mesmo com o interruptor desligado, a lâmpada ainda esteja recebendo energia elétrica. Uma vez que não há absolutamente nenhuma energia na lâmpada, a mesma se torna impossível de acender.
Estes flashes são ocasionados por uma fuga de corrente, mesmo estando o interruptor desligado. Com esta fuga de corrente, o capacitor consegue trocar energia com a rede e liberar descargas em uma tentativa de partir a lâmpada. A medição da tensão com um multímetro, no soquete da lâmpada, acusará uma tensão se escalonando até 30 V, momento em que ocorre este flash e sua consequente queda de tensão, tornando-se assim um ciclo constante.
Um dos principais fatores causadores conhecidos para este fenômeno é a inversão da fase com o neutro.
Caso a fase esteja conectada diretamente à lâmpada (incorreto), pode ocorrer uma pequena fuga de corrente capaz de carregar o capacitor, que serve como um ignitor para o acendimento mesmo estando aberto (interruptor desligado). Como a tensão está muito baixa, a lâmpada nâo consegue estabilizar seu fluxo luminoso, apagando-se em seguida. Com o capacitor descarregado e a fuga da corrente ainda presente, novamente o capacitor se carrega, tornando-se um ciclo infinito de cintilação.
Outro fator provável para este fenômeno está relacionado à indução eletromagnética. Caso hajam equipamentos eletrônicos que não estejam corretamente aterrados ou que gerem por natureza de funcionamento um campo dessa natureza, poderão gerar uma tensão no fio de retorno da lâmpada, causando assim o mesmo efeito descrito acima de carga no capacitor.
Ainda que a lâmpada do concorrente apresente este defeito ou tenha, por exemplo, algum tipo de filtro que evite este tipo de efeito, a tensão estará presente neste tipo de bocal/soquete, sendo assim um problema da instalação.
Outros possíveis fatores conhecidos que poderiam gerar esta fuga de corrente também são interruptores com LEDs sinalizadores, ligações de interruptor em paralelo incorretas, capacitância parasita etc.
Mesmo se substituindo por lâmpadas de diferentes lotes, modelos ou até mesmo fabricante, este fenômeno estará sujeito a se manifestar novamente após algum tempo de uso.
Um possível teste poderia ser realizado retirando o fio do retorno da lâmpada no interruptor e observar se os flashes cessarão.”

Este é um artigo com o propósito não só de informar, mas também para se debater sobre o assunto.
Sinta-se à vontade se quiser deixar seu relato sobre sua lâmpada que pisca. Ajudará se informar o fabricante e tipo da lâmpada.

Que sua casa seja adorada!

Conteúdo original em: http://casaadorada.blogspot.com/2015/11/por-que-algumas-lampadas-piscam-quando.html

Título: Casa Adorada
Categoria: Blog
Editoria: Casa e decoração
TOP BLOG © Todos os direitos reservados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com