O que é o prêmio?
Quais são as categorias?
Inscreva seu Blog
Regulamento
Imprensa
Downloads
Política de uso
Privacidade
Fale Conosco
Dúvidas frequentes
Vencedores edição 2009

Arte
Autos
Arquitetura
Celebridades
Ciência
Cinema
Cultura
Comunicação
Corporativos
Design
E-commerce
Econômia
Educação
Empreendedorismo
Esportes
Estilo & Comportamento
Gadgets & Games
Gastronomia
Humor
Inovação
Ilustrações
Literatura
Marketing
Metrópole
Meio Ambiente
Mobile
Moda
Mídia Digital
Música
Política
Saúde
Sustentabilidade
Teatro
Tecnologia
TV & Seriados
Variedades
Twitter
Facebook
Orkut
Youtube
Formspring

Mande sua sugestão
Indique um Blog
 
Comunicação consciente
por Viva + Sustentável em setembro 29 , 2010 às 10:48 pm | Comente aqui.

Seminário Unomarketing discute importância da comunicação consciente

Palestrantes participam do painel “Comunicação como processo educativo e transformador”, o segundo a ser realizado na terça-feira, primeiro dia do Seminário Unomarketing/Foto: Divulgação

Ampliar a consciência socioambiental dos profissionais de comunicação e marketing é o principal objetivo do segundo Seminário Unomarketing, que é realizado até esta quinta-feira, 30 de setembro, no auditório da Fecomercio, em São Paulo.

Responsabilidade social e ética foram os temas centrais do primeiro painel apresentado no evento, na terça-feira (28), que contou com a participação de Ari Raynsford, um dos principais estudiosos de Ken Wilber, cuja obra referente à evolução da consciência norteou a metodologia do seminário. Segundo Raynsford, “estamos em um período de transição de um nível pluralista para um integral, no qual o conhecimento é mais acolhedor”.

O conceito de sustentabilidade, na opinião de Raynsford, é eminentemente racional, o que segundo ele significa que ainda não vivenciamos a importância do mesmo. Portanto, “nosso desafio é como motivar as pessoas a ter uma vivência da sustentabilidade, respeitando a diversidade de cada universo”.

Depois da palestra de Raynsford foi realizado um debate sobre a importância de se definir valores para a comunicação. Hiran Castello Branco (ESPM), Monica Pinto (Canal Futura), Sonia Favaretto (BM&FBOVESPA) e Ricardo Voltolini (Ideia Socioambiental) abordaram questões relacionadas à produção de conhecimento no âmbito da sustentabilidade e a sua eficaz comunicação.

Monica Pinto destacou que um dos vetores desse processo é o diálogo entre fonte, comunicador e público. “A comunicação é um processo de negociação. Nosso objetivo ao comunicar é também ser transformado.”

Na visão de Sonia Favaretto, comunicação e sustentabilidade precisam ter valores comuns. “Não acredito na mensagem na qual você não reconhece os seus valores. É preciso uma maior compreensão do conceito de sustentabilidade para que o processo comunicativo seja eficaz”, defendeu.

Para Voltolini, um dos desafios de se trabalhar a sustentabilidade é abandonar as características de competitividade e egocentrismo típicas da atividade profissional. “Quando falamos em sustentabilidade falamos de três valores fundamentais que devemos adotar: interdependência, humildade e diversidade”. Segundo ele, os comunicadores devem estar atentos ao mind print e não apenas ao foot print, ou seja, como estamos “marcando” as pessoas com as nossas mensagens.

Nesta quarta-feira (29), o Seminário Unomarketing discute a tecnologia e a disseminação da cultura da transparência, Geração M (relação de jovens com as mídias simultâneas) e os novos paradigmas desse conceito para a mobilização transformadora.

Este texto foi escrito, originalmente, para o Blog EcoD – Por Redação EcoD



Postar um comentário

 






Por uma infância sustentável
Entrevista: presidente do Sebrae comenta inserção de empresas na sustentabilidade
Caminhos da Rio+20: a batalha de Hozana
Faixa gigante na praia de Copacabana solicita atenção para oceanos
Movimento contra o Linfoma
Antonio Donato Nobre mostra que tem um rio em cima de nós
Energia que vem da cana-de-açúcar
Gisele Bündchen – O desafio do WED está de volta!
Vídeo chama a população para ver o mundo através das lentes da Carta da Terra
“Todo dia era dia de índio”: o caso surui e os desafios para os povos indígenas



dezembro 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010











Mande sua sugestão
Indique um Blog


   
Patrocinadores
Apoio Institucional
Redes Sociais



Apoio/Divulgação